quarta-feira, 6 de maio de 2015

O projeto de Rembrandt

Li, gostei e veja abaixo o que eu achei
O projeto de Rembrandt
Achei deste livro, um passeio surpreendente pela vida e obra do grande mestre Rembrandt van Rijn. A análise da escritora Svetlana Alpers, é quase sempre associada aos aspectos das várias obras do artista em paralelo a diferentes épocas de sua vida.
Num momento em que a corrente artística e o gosto dos compradores ditavam regras e maneiras para as obras a serem comercializadas, Rembrandt com a sua técnica personalizada de empaste, enquadramento e luminosidade, se colocava inovador e soube como impor seus conceitos aos compradores, marchands e na história da arte.
A autora relata de modo singular, alguns pontos da técnica de Rembrandt e como ele se utilizava dessa técnica, para dar a suas pinturas o enfoque desejado.
Dando uma palhinha: Rembrandt exigia que os seus discípulos tivessem veia teatral para representar; para compor as cenas das pinturas, em seu ateliê, tinha um palco e figurino de roupas e caracteres para usar como modelo em suas telas, assim representavam a cena a ser pintada. Com sua personalidade excêntrica, certa vez, fez de uma ação real, ao expulsar dois discípulos, uma cena teatral em que as pessoas que estavam na rua e em seu ateliê acompanhassem tudo com veracidade; a dúvida: era representação ou realidade?
O livro nos leva a concluir que o pintor soube utilizar de sua personalidade como marketing e dentro de sua realidade, traçou um projeto de conquistas para sua meta.
Será que poderíamos dizer que Rembrandt foi o precursor do mercado de arte?

    Abaixo selecionei 3 fotos de obras de Rembrandt para ilustrar melhor.
 
     A ronda noturna
 
    O cambista
   Auto retrato com Saskia (sua esposa)