quarta-feira, 26 de junho de 2013

Restauração de tela - limpeza (vídeo 1)

Limpeza com cebola

Uma técnica simples e eficaz para limpar pinturas à óleo, que aprendi há muitos anos, é esta, que ensino no vídeo 1, da série Restauração.
Esta série eu fiz em 7 etapas, para restaurar uma tela de minha autoria, com algumas rasuras, pois a pintura tem por volta de 20 anos e precisava de reparos. Nesse tempo, limpei duas vezes, porque, se a pintura estiver num lugar arejado, na parede, longe de mofos e poluição, não irá necessitar de mais do que isso.
A cebola é um excelente auxiliar para remover o pó, sujidades de insetos, e avivar as cores da pintura. Antes de aplicar esta técnica, é importante observar se a pintura está sem rasuras e sem rachaduras, pois, deveremos avaliar e decidir o melhor para um resultado satisfatório; o foco é a pintura e a sua preservação, qualquer ação que a comprometa, deve ser rejeitada.
Corte a ponta de uma cebola e vá esfregando suavemente em movimentos circulares, na superfície da tela.
Na medida em que o sumo vai saindo, ele vai limpando, removendo o pó e a sujeira, o colorido vai realçando, tornando os contrastes mais visíveis.
Se houver necessidade, vá retirando as fatias da cebola, pois conforme o pó vai saindo a cebola vai ficando escura.
Em seguida, esfregue levemente uma esponja macia embebida em água  com pouco sabão ou detergente, para retirar as casquinhas da cebola que provavelmente ficarão grudadas na tela; não deixe secar, pois elas grudam e oxidam, manchando a pintura; repasse com pano bem úmido, enxugue bem e deixe no ar livre para arejar e secar por completo. Se preferir, pode pular a etapa da esponja com sabão indo diretamente para o repasse com o pano úmido.

Cores