segunda-feira, 8 de julho de 2013

Restauração - recolocar a pintura no bastidor - vídeo 6

Repregar a pintura no bastidor - vídeo 6

Para recolocar a pintura no bastidor de madeira é necessário que todos os reparos feitos estejam bem secos
Usei o mesmo bastidor, porque a madeira estava em ótimo estado, não encontrei vestígios de cupins ou brocas; nesse caso teria que substituir por um bastidor novo, ou fazer outro procedimento que estarei ensinando em outros vídeos.
  • Primeiro passo é ver o lado certo, pois onde se estica a pintura a madeira é chanfrada para não marcar e quase sempre do lado oposto o bastidor marca a medida da tela.No vídeo tem o passo a passo.
Medir bem as distâncias, para que as laterais da tela fiquem bem certas e não correr o risco de pregar de modo que a pintura fique torta, é necessário encaixar as laterais e talvez marcar com lápis, se achar melhor; para então começar a pregar.
O tecido grande facilita e não precisa puxá-lo com força para esticar. Se quiser pode recortar o tecido que sobrou, apesar de não aparecer no avesso.
O benefício é,se precisar ser  retirado e recolocado, vai facilitar o trabalho, sem riscos para a pintura,se o tecido estiver maior.
Não é necessário deixar muito esticado, pois a pintura antiga, mais ressecada precisa ter maleabilidade para intempéries. Dias muito secos, tende a esticar mais, podendo danificar o tecido pintado.
Recorte os cantos, para facilitar o arremate, pois não deve ficar grosseiro, na recolocação da moldura o acabamento ficará melhor. Confira o vídeo  no Youtube.
Se a pintura não tiver mofo, depois de esticada se precisar, pode borrifar pouca água no verso e deixar no ar livre, ou 10 minutos de sol no verso para secar, ajuda a esticar.



? ... !