terça-feira, 10 de setembro de 2013

Restauração 2 - tela do Flávio (1ª parte) - complementando

Limpeza, retoque na moldura e reparos nas rasuras
Nesta tela, primeiramente fiz uma limpeza com aspirador, com a sucção controlada; como não havia descolamento da tinta, foi possível usar o aspirador na pintura e no verso. Em seguida usei cebola para limpar e  retirei os resíduos da cebola com um pano úmido bem torcido.
Limpei também a moldura, com aspirador e depois com escova.
Fiz a colagem na rasura, utilizando um pedaço de tecido de tela, escrevi nele a data e meu nome e telefone. Colei com cola branca a base de água, porque é facilmente retirada  se houver necessidade no futuro.
Coloquei revistas sob o bastidor para nivelar a pintura onde foi colado o tecido, para poder colocar um livro sobre a rasura, de modo que o reparo pudesse secar sem enrugar. Este procedimento ensinei no vídeo: "Restauração 1 - colagem das bordas do tecido"; e agora, neste vídeo, repito o mesmo procedimento, só que desta vez, reparando um rasgo na pintura. Esperei secar por aproximadamente 5 horas.
Forrei a superfície pintada com um plástico (daqueles que usamos para colocar frutas, no mercado), assim pude dar um retoque na moldura com tinta dourada e onde estava descascada, pintei com tinta eco esmalte, tonalizada com bisnaga vermelha; a moldura é muito bonita, como estava sem indicio de cupins ou brocas, criei um efeito brincalhão e se ele não quiser substituir já, o efeito visual criado disfarça o gesso que caiu.
As rasuras da pintura foram restauradas com massa acrílica; cuidei para não deixar a massa espalhar fora da rasura. Todo o procedimento está no vídeo abaixo: Restauração 2 - tela do Flávio (1ª parte). A parte final e os acabamentos estarão no próximo vídeo.