sábado, 29 de junho de 2013

Restauração 2 - retirada da tela do bastidor

Restauração 2  - Vídeo 2
Para retirar a tela do bastidor de madeira,  é necessário remover os grampos ou as tachinhas com muito cuidado, porque o tecido das telas com alguns anos, muitas vezes pode estar muito ressecado e rasgar com facilidade. Isto deverá ser feito, se houver rasuras  nas bordas do tecido, que dificultariam a restauração do mesmo, ou também, se a madeira do bastidor estiver com infestação de cupins ou brocas.
É melhor utilizar a chave de fenda, para soltar o grampo ou a tachinha da madeira e depois um alicate para retirar totalmente. Se o tecido estiver muito fragilizado, poderemos utilizar um estilete e recortar na altura das tachinhas, assim como mostra o vídeo.
Nessa tela, o tecido estava ressecado e rasgou, por isso foi necessário cortar.
No vídeo seguinte, vou mostrar os passos de uma técnica simples de como reparar as bordas, para que o tecido possa ser recolocado de volta no bastidor, uma vez que ficou menor e  possa ser recolocado com toda a segurança.
Lembrando sempre, que apliquei estas técnicas em uma tela de minha autoria, enfatizando que um processo de restauração requer antes de tudo, bom senso, observação detalhada, pois o foco é a preservação do objeto a ser restaurado e essa preservação deve visar, mantê-lo em todas as suas características; muitas vezes é necessário rejeitar uma técnica em consideração a essa preservação.

senhor dos anéis?