terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nesta semana: as meninas do café


Dica: Patna rosa antigo em cadeira


Fiz uma patna nesta cadeira; gostei do resultado; renova os móveis.
Esta é cor de rosa, mas você pode fazer da cor que gostar: branco, pérola, cinza claro e outras, que sua criatividade lhe sugerir.

Material:
lixa,
trincha de cerda natural
tinta látex branca
tinta eco esmalte acetinado branca
bisnaga tonalizante nas cores laranja, sépia e roxo
espátula
cera

1) a peça deve estar sem verniz ou cera; remova com thinner (deixei um pano embebido sobre a peça alguns segundos, depois lixei).
2) lave com água, se for madeira. MDF não pode lavar. Espere secar bem.
3) prepare a tinta látex, tonalizando com gotas das cores acima, a seu gosto. (para 150ml de tinta - 5 gotas de cada cor; essa dosagem vai depender do seu gosto, então vá pingando e misturando até atingir o tom que deseja; se a tinta estiver muito espessa, pode diluir com um pouco de água).
4) passe cera com um pincel pequeno em alguns lugares onde deseja que a madeira fique a mostra; a tinta vai sair mais fácil.
5) aplique 2 ou 3 demãos de látex tonalizada; aguarde a secagem de cada demão.

Se sobrou tinta tonalizada, guarde em um pote bem vedado, que dura por algum tempo.

Aqui você já tem o resultado da pátna pronta se quiser pode ir para o passo 7 e 8.

6) prepare igualmente a tinta eco esmalte, se gostar pode fazer um tom mais claro ou mais escuro; passe uma ou duas demãos; aguarde secagem de cada demão; cuide para que não escorra, dosando a tinta do pincel, para não pingar.
7) com uma lixa e uma espátula de metal, vá raspando de modo a remover a tinta em alguns lugares para a madeira ficar a mostra deixando um aspecto envelhecido e descascado na peça; quanto mais lixar, mais envelhecido fica, fazendo os detalhes destacarem.

Se errou e lixou muito, passe uma camada de eco esmalte, porém sem embeber muito o pincel, esbata nos locais que quer cobrir novamente; espere secar.

8) para finalizar se quiser passe uma camada de cera e deixe secar; lustre com flanela.

A cera não é necessária se você utilizar o eco esmalte (esmalte a base de água) acetinado, pois ele dá um brilho semelhante ao da cera lustrada. 

A cada camada de látex e eco esmalte é necessário alternar o sentido da pincelada (vertical e horizontal) assim não ficará marcado.
 
Pode usar o rolinho no lugar do pincel.