quarta-feira, 3 de julho de 2013

Restauração - reparos no furo do tecido - vídeo 4

Reparos no tecido - vídeo 4

Como é um furo pequeno, ficou fácil de restaurar; existem técnicas mais elaboradas e trabalhosas, onde os fios são entrelaçados de maneira a tecer o tecido perdido da tela no local rasurado; considera-se, nesse caso,  a representação do objeto como acervo e sua importância.
Estou fazendo esta restauração para meu próprio trabalho, então, não é necessário essa preocupação.
Esta técnica que ensino no vídeo, é simples e fácil, observando sempre os procedimentos até sua finalização.
Usei uma chave de fenda, que por ser pequena, sobre uma rasura muito pequena (era um furinho de cupim) facilita a colocação da massa acrílica; poderia ter usado uma espátula, se a rasura fosse maior.
Como a rasura estava na lateral da tela, foi coberta pela tira de tecido que foi colada, por isso já foi possível aplicar a massa, sem nenhum outro procedimento.
Nivelar com a superfície, fazer duas ou mais aplicações aguardando secagem completa entre elas, porque a massa ao secar diminui de volume, é o que foi feito no vídeo. Se precisar pode borrifar água, para diluir a massa, no caso de estar meio ressecada.
Detenha-se no menor espaço, não deixando a massa se espalhar em volta da rasura; se acontecer, tire antes que seque, usando um pano molhado, uma escovinha macia.
Quando a última camada aplicada estava quase seca, fiz ranhuras com a espátula, para imitar o tecido da pintura que era um linhão, achei interessante fazer parecer a trama do tecido. Veja no vídeo.
Aguarde secar; se houver necessidade pode lixar (apenas no local da massa) levemente com lixa bem fina.
Confira o passo a passo no vídeo 4.

? ou ?. Eis a questão.