sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto


Continuando o gaTo xAdrês - pintura

Pintando o gaTo xAdrês - vídeos 4, 5 e 6

Agora que você já desenhou e pintou o contorno, para pintar o gato, escolha a cor que gostar: cores vivas ficam interessantes, a que eu usei é azul turquesa; misturei com tinta branca de Silk, também dá certo, é a mesma base. Se for comprar, compre a acrílica, pois as embalagens são menores, em tubos ou potes pequenos.  Eu já tinha a tinta branca de Silk e como uso bastante, os potes grandes não chegam a secar.
Se quiser dissolver as tintas, com médium ou água, a água deixa mais transparente e pode aparecer o desenho à lápis ou carvão sob a pintura; o médium demora mais para secar. 
No vídeo, eu uso a tinta pura, gosto mais, experimente com tintas diluídas e então decida o que se adaptar melhor.
Esse gato que desenhei, depois de fazê-lo, lembrei-me que é parte do meu imaginário de criança, das estórias, das cantigas; não foi intencional, faz parte do processo da arte, quando estamos envolvidos. Certamente se você buscar em suas lembranças ou descontrair bastante por conta dessa ação criativa, vai fazer um gato diferente, o seu gato xadrez, listrado, de bolinha, inventar o seu.
O propósito da brincadeira, é inventar, mas também você pode fazer igual ao que eu fiz, não importa, se divirta, relaxe, este é o melhor da arte.
Mude o desenho dos olhos, ou as bochechas, faça como quiser. No final, ficará interessante e divertido.