quarta-feira, 19 de junho de 2013

Muitas tachas



A tacha


Continuando o gaTo xAdrÊs

Nos vídeos Vamos pintar? o gaTo xAdrÊs 2 e 3, continuando o post anterior:

Desenhar com carvão ou lápis - optando pelo lápis, as grafites (3B ou 4B) são mais macias e escuras e como a tela é um tecido, apagar é mais difícil; as grafites (H) são muito duras e claras, marcam a tela. Desenhe de leve e quando estiver do gosto, retoque, você evita um esboço muito forçado e corrigido.
Se for carvão depois de pronto, esbata um pano, que sai o pó, ficando o desenho bem clarinho.
Se preferir, pode fazer primeiro num papel e depois quando estiver do seu gosto, copie em sua  tela. Isto é uma brincadeira descontraída, por isso, não devemos ter um alto ideal de acertos, mesmo porque, estamos dialogando com a expressão de cada um, ou seja, com a sua subjetividade e descontrair é um detalhe a considerar.

O contorno com tinta é necessário, mas não obrigatório, porque facilita visualizarmos o desenho bem definido, na hora de pintar e na hora do acabamento vai ser mais fácil. Dilua a tinta com água ou médium acrílico; dica: o médium demora mais para secar.

Para pintar, você pode usar a cor que gostar mais; experimentar outras cores, várias cores, considere que estamos inventando uma pintura de gato, então tudo nos é permitido. Soltar essa criatividade nos faz bem.
Diluir a tinta da pintura, é uma alternativa também; fazendo isso com pouca água ou médium, evitamos a transparência. Pense como você vai querer o resultado final para então direcionar suas ideias. Se não gostar do resultado depois de terminado, pode refazer por cima, porque a pintura permite isso sem nenhuma consequência.
Boa pintura..

54...continuação